Angio de crânio venosa + angio rm de pescoço

Fala pessoal ressonântico, tudo bem com vocês?


Post de hoje é sobre uma dúvida que recebi alguns dias atrás e resolvi compartilhar aqui. A dúvida era como fazer angio rm de pescoço (arterial e venosa) e angio venosa de crânio juntas.


Parece uma pergunta simples, no entanto não é a primeira vez que ela aparece para mim. Então vamos elencar alguns pontos:

· Primeiro a angio venosa de crânio é um exame que não perdemos por ficar tardia. O grande problema desse exame é o desesperado que dá no operador por conta da palavra angio ressonância e ele aperta o botão para soltar a sequência assim que o contraste chega no encéfalo antes de terminar de preencher as artérias e passar para o sistema venoso.

· Segundo normalmente quando falamos que perdemos um exame de angio é porque houve contaminação venosa em um estudo arterial, logo se estamos falando de angio venosa não há problema em ocorrer contaminação venosa.


Esclarecidos os pontos acima vamos falar de fato da angio de pescoço mais angio venosa de crânio.


Quando aparece no pedido angio de pescoço arterial e venoso o que você tem que fazer é colocar uma fase a mais na sequência, não precisa se preocupar com o tempo da segunda fase você pode soltar a sequência logo após a primeira, deixando com delay mínimo.


Quanto a angio venosa de crânio após o exame de carótidas existem algumas opções:

1. Fazer a máscara antes da angio de pescoço e rodar a sequência logo após o término da angio de pescoço sem reinjetar;

2. Fazer o mesmo do tópico anterior fazendo uma segunda injeção (não precisa de muito contraste, 3 à 5ml são suficientes);

3. Ou fazer a máscara (muitos chamam de máscara contaminada) depois da realização do exame de pescoço e fazer uma segunda injeção (mesma quantidade citada à cima).

Importante lembrar que em todos os casos é necessário fazer a subtração da angio menos máscara.


Simples né? Se ainda tiver alguma dúvida não pense duas vezes em mandar uma mensagem por aqui ou na caixinha de perguntas que está sempre aberta no Instagram.


Até a próxima postagem


.

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo