Capítulo 1 - Princípios Básicos - livro Catherine Westbrook

Olá faz tempo que não escrevo aqui mais bora tirar as teias de aranha desse blog e produzir conteúdo aqui também. n

Como combinamos no telegram e no whatsapp vou colocar aqui o resumo da primeira parte do capítulo 1.

Lembrando que o objetivo disso é mostrar o que realmente é importante na prática diária principalmente para aqueles que estão iniciando o estudo de física de RM.

Estrutura Atômica

Hidrogênio átomo mais abundante no corpo humano, encontrado nas moléculas de água (formando arranjo com um átomo de oxigênio) e na gordura (formando arranjo com carbono e oxigênio).

Movimentos no átomo

A ressonância se baseia no movimento giratório chamado spinning. Núcleos com número de massa ímpar o sentido dos spins não é igual, apresentando assim um momento angular ou spin efetivo. Esses núcleos são chamados de núcleos ativos em RM.

Núcleos ativos em RM

São aqueles que conseguem se alinhar ao campo magnético. Esses núcleos possuem carga elétrica efetiva e estão em rotação logo possuem um momento magnético (Lei de indução eletromagnética para quem quiser se aprofundar no assunto). Principais núcleos ativos em rm:


  • hidrogênio,

  • carbono,

  • nitrogênio,

  • oxigênio.

  • flúor,

  • sódio

  • fósforo.

O núcleo de hidrogênio como magneto

Já falamos que o hidrogênio têm um campo magnético induzido em torno dele, isso faz com que ele atue como um pequeno magneto. Cada momento magnético tem um sentido e um tamanho. Esse momento magnético é representado por uma seta.

Alinhamento

É aqui que começa como todos aprendemos ressonância, os núcleos de hidrogênio quando estão na presença de um forte campo magnético se alinham paralelo e antiparalelo ao campo.

Os núcleos de baixa energia se alinham paralelamente e os de alta energia no sentido antiparalelo.

A energia térmica é determinada principalmente pela temperatura corporal do paciente.

Quando colocamos o paciente no magneto não é só o hidrogênio que se alinha, mais todos os núcleos ativos, no entanto eles não existem em quantidade suficiente no nosso corpo para produzir imagens de qualidade.

O momento magnético do hidrogênio produz um vetor magnético significativo em RM que é chamado de VME (vetor magnetização efetivo) que reflete o equilíbrio relativo entres os spins up e spin down.

Quanto maior o campo magnético maior o VME.

Para aqueles que não sabem o que é o equilíbrio e não entenderam a imagem que está no livro segue um pequeno exemplo: se temos 8 spins up e 5 spins down o VME será formado somente por 3 spins.

Espero que vocês tenham gostado desse primeiro resumo, dúvidas podem ser enviadas nos comentários, no grupo do telegram ou whatsapp. Links no inicio do texto.

Abraços ressonânticos





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo