LIVER LAB - SIEMENS

Faz tempo que não faço post aqui, e no Instagram é complicado escrever artigos maiores.

Então se você gosta de conteúdos mais aprofundados aqui será o nosso canal de conhecimento avançado.

No post de hoje irei falar sobre um produto da Siemens: LiverLab.

O LiverLab fornece biomarcadores clinicamente relevantes: fração de sinal de gordura, que se correlaciona com a esteatose hepática, e R2 * de água, que se correlaciona com o conteúdo de ferro.

É composto por três sequências incorporadas ao protocolo Abdomen O T1 vibe e-Dixon (First look Dixon), vibe q-Dixon (Multi-echo Dixon) e o HISTO (espectroscopia de apneia) que geralmente são realizadas em conjunto com o exame de rotina do fígado.

O t1 vibe e-Dixon (ou First look Dixon) é uma aquisição 3D de apneia única que fornece cobertura de todo o fígado e gera imagens fora de fase e em fase, bem como imagens de gordura e água. É uma técnica de Dixon de dois pontos. Após a aquisição da imagem, o sistema realiza a segmentação em linha do fígado e sugere um posicionamento da região de interesse (ROI) para o protocolo de avaliação subsequente. É importante verificar a qualidade da segmentação do fígado, pois ela não pode ser corrigida.

e-dixon ou First look dixon gera seis séries: in phase, out phase, água, gordura, água com segmentação e relatório.


O q-Dixon (ou Multi-echo Dixon) é um VIBE Dixon de apneia única com múltiplos, normalmente seis ecos que fornece cobertura de todo o fígado. Deve ser executado com as mesmas instruções de apneia que a sequência do e-Dixon para projetar adequadamente a segmentação do fígado do e-Dixon para o q-Dixon. O sistema abre a sequência com uma posição sugerida para a ROI, mas você pode reposicioná-la. O ROI deve ser posicionada no tecido hepático, não sobre os vasos ou a vesícula biliar.


q-Dixon fornece a fração média do sinal de gordura e os valores de R2 * para uma região de interesse e para o volume segmentado do fígado. A segmentação do fígado deve ser verificada quanto à qualidade. Se a segmentação do fígado falhar, os valores de Fração de Gordura e R2 * de segmentação não serão precisos, pois podem incluir tecido não hepático; nesses casos, um ROI colocado corretamente fornecerá melhores resultados. Além disso, VIBE Dixon multi-eco fornece fração de gordura volumétrica, mapas de R2 *, mapas de T2 *, fração de água e um mapa de adequação. Os valores de R2 * são corrigidos para efeitos de gordura e o percentual de gordura é corrigido para os efeitos de T2 *. R2 * é o inverso de T2 *. Um valor de R2 * mais alto se correlaciona com um teor de ferro mais alto, enquanto um valor de T2 * mais baixo se correlaciona com um teor de ferro mais alto. q-Dixon irá gerar oito séries no navegador do paciente: água, gordura, porcentagem de gordura, ajuste perfeito, Mapa R2 *, mapa T2 * e porcentagem de água. Os conjuntos de dados de fração gorda, R2 * e qualidade de ajuste mostrarão a segmentação e a posição do ROI. A qualidade do ajuste é uma indicação de erros residuais de ajuste do percentual de gordura e dos resultados de R2 *. Quanto menor for o valor, melhores e mais confiáveis serão os resultados. O relatório de avaliação q-Dixon terá duas barras coloridas. A barra de cor superior é para a fração de gordura e a inferior para R2 * (ferro). Cada barra fornecerá um valor de segmentação (volume do fígado inteiro da segmentação do fígado) e um valor de ROI. Para gordura, ele mostrará uma porcentagem e para R2 * mostrará um valor de segundos ao inverso de 1 (seg-1). R2 * é sensível à deposição de ferro e é o biomarcador clínico preferido.


No entanto, se houver muito ferro, o sinal da sequência de eco gradiente pode ser muito baixo ou mesmo zero (abaixo do piso de ruído) e o valor de R2 * não será confiável. O LiverLab não fornece um valor de quant de ferro (concentração de ferro no fígado ou LIC geralmente obtido na biópsia do fígado). A sequência HISTO é uma sequência de espectroscopia em apneia de 15 segundos (STEAM). É uma espectroscopia de voxel único com tamanho de voxel tipicamente de 3 x 3 x 3 cm3.

O sistema recomendará um local para o tamanho do voxel, mas ele pode ser reposicionado no tecido do fígado, não sobre os vasos ou a vesícula biliar.

HISTO fornece Fração de Gordura de Densidade de Prótons (PDFF) que foi corrigida para relaxamento transversal de gordura e água. Uma vez que este é uma sequência de spin eco valores de R2 são fornecidos em vez de valores de R2 * (R2 * é calculado a partir de sequências GRE). O mapa da barra de cores mostrará gordura na parte superior em porcentagem e água R2 com um valor em segundos invertido sobre 1. O valor de ajuste (ajuste rsq “R ao quadrado”) deve ser o mais próximo possível de 1, de preferência> 0,95. Para controle de qualidade adicional, há uma curva de relaxamento T2 para água e gordura com o menor valor TE verificado, mostrando um pico espectral acima dele mostrando gordura a 1,3 ppm (vermelho) e água a 4,7 ppm (azul). Para pacientes com conteúdo de ferro muito alto, há uma segunda sequência HISTO na biblioteca da Siemens com valores de TE mais curtos.


Fonte: http://clinical-mri.com/wp-content/uploads/2016/11/How_I_do_it_LiverLab_Sellers_RSNA_MAGNETOM_Flash.pdf Se você gosta desse tipo de conteúdo não deixe de comentar para que eu faça mais.




128 visualizações0 comentário