Trabalhar CLT ou PJ

Hoje quero propor uma reflexão bem rápida, porém extremamente importante para todos os profissionais.

Vejo que muitos profissionais não sabem calcular o quanto ganham, e acabam com muitas dúvidas se é melhor trabalhar pelo regime CLT ou PJ.

Para aqueles que não sabem CLT é o famoso registrado, carteira assinada. Já o PJ vem de pessoa jurídica, quando você abre uma empresa e presta serviço.

Saber calcular o salário é muito importante na hora de decidir se vale a pena ou não trocar de emprego.

Quando se trabalha PJ você recebe todo o dinheiro acordado e você faz o recolhimento dos impostos.

Já no CLT temos um salário bruto (é o que está no seu contrato de trabalho) e o líquido (o que você efetivamente recebe). Muitas vezes pensamos somente no valor que cai na nossa conta, no entanto listarei alguns itens que você precisa adicionar a esse valor para calcular realmente quanto você ganha:

· FGTS

· Vale alimentação e/ou refeição

· Convênio médico e odontológico

· Seguro de vida

· E qualquer outro beneficio que a empresa proporcione

Vale lembrar também que na hora de decidir se troca ou não de emprego você precisa calcular o tempo de deslocamento, se a carga horária é a mesma, quanto vai gastar de transporte.

Falando de carga horária sempre é preciso calcular o valor da hora, afinal algumas vezes a carga horária muda de um serviço para o outro e se olhar somente o valor bruto oferecido você pode estar trocando de emprego para ganhar menos. Afinal quanto maior a carga horária maior será o valor oferecido, no entanto qual é o valor da hora? Será que se você tivesse uma carga horária maior no seu emprego atual não ganharia o mesmo que o outro serviço que te ofereceu uma oportunidade?

Nós não somos ensinados a fazer esses cálculos, aprender isso evita que façamos escolhas erradas.

Dúvidas envie uma mensagem, será um prazer te ajudar.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo